Pró-Vida Clínica Médica e Exames Complementares de Qualidade

Disque (48) 3631-1515 para agendar consultas e exames.
Clique para ver a lista de telefones

Você está aqui:

11.02.2020 Volta às aulas


Com o início de mais um ano letivo, uma preocupação volta à tona na cabeça dos pais: a adaptação dos filhos à rotina escolar. Quando se deixa o filho pela primeira vez na escola, o processo de adaptação não é somente da criança, mas de toda família e, principalmente, da mãe. Este momento de separação do filho pode vir acompanhado não só da sensação de culpa, como de cobranças internas por parte da mulher. A criança capta a tensão da mãe.

“O mais importante na adaptação escolar é a criança perceber que os pais confiam na escola e que ali é um bom lugar para brincar e aprender”, ressalta a psicóloga e psicopedagoga do Complexo Médico Pró-Vida, em Tubarão, Sandra Regina de Souza Cruz.

“Uma sugestão que colabora com a criança a suportar o tempo longe de casa e da família é permitir que leve para a escola algum objeto que tenha apego, como, por exemplo, o paninho ou um ursinho de pelúcia. Lembrando que o tempo de adaptação na escola é diferente para cada criança, que é única”, completa.

A adaptação escolar não diz respeito somente às crianças pequenas. O impacto da nova rotina escolar para aqueles que iniciam na transição entre o ensino fundamental e o médio deve ser acompanhado com atenção pelos pais ou responsáveis. Esta fase - adolescência - já é um ponto de mudanças no aspecto físico, emocional e mental.

No caso dos adolescentes, principalmente quando há mudança de local, a mudança pode vir acompanhada de ansiedade e medo, por estarem diante de algo novo, desconhecido. A volta às aulas, para eles, é a retomada de responsabilidades quanto às tarefas e horários. É de se esperar que nos primeiros dias de aula apareça resistência em aderir à nova rotina.

“Os pais precisam ter paciência e ajudar o seu filho a organizar uma rotina de estudos e não deixar que as tarefas se acumulem”, conclui.

Atenção às necessidades
A adaptação escolar de crianças com desenvolvimento atípico inicia antes do primeiro dia de aula. Começa no momento em que os pais escolhem a escola, fazem contato com a unidade, com o objetivo de informá-la das especialidades atípicas do seu filho. A especialista lembra que o importante é o colégio ter as informações antecipadamente, para se planejar e receber a criança conforme suas necessidades. “Neste período, também é fundamental a sintonia entre a família e os integrantes da escola para minimizar os efeitos do medo e da ansiedade, característicos deste momento”, acrescenta Sandra.

 

Texto: Sandra Cruz/Diário do Sul

Central de Atendimentos


(48) 3631-1500

Redes Sociais


       

Certificação


Reconhecimento de qualidade é conquistado com nova certificação

Central de Agendamento: (48) 3631-1515 Central de Atendimento: (48) 3631-1500 Endereço: Av. Marcolino Martins Cabral, 2075 - Tubarão - SC - CEP: 88705-001 - Brasil

DR. JAIME CESAR SOUZA - DIRETOR-TÉCNICO-MÉDICO - CRM-SC 1987

2020 © Clínica Pró-Vida. Todos os Direitos Reservados.