Pró-Vida Clínica Médica e Exames Complementares de Qualidade

Disque (48) 3631-1515 para agendar consultas e exames.
Clique para ver a lista de telefones

Você está aqui:

18.09.2018 Tosse seca: Casos são mais comuns nessa época


 

Poluição do ar, mudanças climáticas, frio úmido e ambientes fechados. Esses podem ser alguns fatores que contribuem para que a população de Tubarão e região possa estar acometida por vários casos de tosse seca de forma contínua. Situação que para os especialistas podem ser considerada uma epidemia viral.

“O clima dessa época do ano e outros agravantes comuns de viver em uma sociedade, contribuem para a propagação de doenças infecciosas como a tosse, que geralmente é desencadeada por viroses.  Atualmente estamos atendendo vários pacientes com sintomas de tosse seca prolongada”, alerta o pneumologista da Clínica Pró-Vida, Dr. Adilson Medeiros dos Santos.

Conforme o médico, são vários casos já registrados no sul catarinense em diferentes faixas etárias, mas algumas pessoas são mais susceptíveis.   Pacientes que chegam aos consultórios e unidades de saúde com o quadro de tosse intensa e prolongada.

“A tosse é um mecanismo de defesa importante do sistema respiratório. Quando ocorre de forma muito intensa pode traumatizar os músculos e ocasionar fraturas de costelas. A intensidade também provoca refluxo gástrico esofágico e vômitos por aumento da pressão abdominal”, esclarece Adilson.

Para o pneumologista, é necessário tratar o fator provocador da tosse, como uma infecção,  uma alergia, o ambiente tóxico, como a fumaça de cigarro ou fumaça química, mas nunca usar um antitussígeno.

 

Vacina da gripe ajuda na prevenção

“A vacinação para a gripe é o maior preventivo de tosse infecciosa. Os asmáticos devem se tratar corretamente, já os fumantes, devem diminuir o consumou ou até mesmo parar de fumar. Sempre tem que ser tratado a causa básica da tosse. Existe tratamento eficaz e aparecendo os sintomas um especialista na área respiratório deve ser consultado”, indicou o médico.

Central de Atendimentos


(48) 3631-1500

Redes Sociais


       

Certificação


Reconhecimento de qualidade é conquistado com nova certificação

Central de Agendamento: (48) 3631-1515 Central de Atendimento: (48) 3631-1500 Endereço: Av. Marcolino Martins Cabral, 2075 - Tubarão - SC - CEP: 88705-001 - Brasil

DR. JAIME CESAR SOUZA - DIRETOR-TÉCNICO-MÉDICO - CRM-SC 1987

2020 © Clínica Pró-Vida. Todos os Direitos Reservados.