Pró-Vida Clínica Médica e Exames Complementares de Qualidade

Disque (48) 3631-1515 para agendar consultas e exames.
Clique para ver a lista de telefones

Você está aqui:

06.09.2019 Setembro Verde: mês de prevenção ao câncer de intestino


 

Setembro iniciou e com ele as atenções se voltam ao câncer do intestino. Mês definido na cor verde para alertar a população sobre a importância de prevenir e tratar corretamente esse tipo de câncer, também chamado de câncer colorretal. Conforme o Instituto nacional do Câncer (INCA), essa é a terceira forma de câncer mais comum entre os homens e a segunda entre as mulheres. Doença que quanto mais precoce for detecta, maiores são as chances de cura.

No Brasil, os moradores das regiões Sul e Sudeste são os mais acometidos por este tipo de tumor. A explicação para essa maior incidência nessas regiões, está diretamente relacionada aos hábitos alimentares, ou seja, maior consumo de carnes e gorduras animais, alimentos industrializados, ast-foods, alta prevalência de obesidade e sobrepeso. Outros fatores que atingem todos no geral são a inatividade física, a ingestão de álcool e tabagismo”, alerta do coloproctologista da Pró-Vida, Dr. Kaiser Kock.

Os estudos apontam também que o consumo de alimentos ricos em fibras, como frutas, hortaliças, cereais integrais, feijões e sementes, assim como a prática regular de atividade física, são considerados fatores protetores contra a doença.

Percebe-se então que com as medidas comportamentais e a realização de exames de prevenção, é possível prevenir o surgimento desta doença, que é responsável por uma grande parte dos óbitos por câncer, não só no Brasil, como no mundo.

Todo homem e mulher a partir dos 50 anos, mesmo sem os sintomas intestinais, devem se submeter aos exames preventivos. Existem estudos sugerindo que se inicie já aos 45 anos, em decorrência do aumento da incidência em pessoas mais jovens. Um outro aspecto importante é quando há na família casos de câncer de intestino. Nessas situações muitas vezes se indica o início da prevenção mais cedo”, ressalta Dr. Kaiser.

 

Sintomas de alerta

Qualquer mudança do ritmo intestinal habitual sem um motivo aparente deve chamar atenção, principalmente na faixa etária acima dos 50 anos. Outros sinais de alerta são sangramento nas fezes com ou sem muco, fezes mais finas, dor abdominal e emagrecimento.

 

Melhor exame

Sem dúvida a colonoscopia é considerada o exame “padrão ouro” para a prevenção do câncer intestinal, pois através dela é possível não só identificar a lesão precursora do câncer, que é o pólipo intestinal, mas também a sua remoção na grande maioria das vezes já durante a realização da colonoscopia. Esta é a melhor maneira de realizar a prevenção desta doença.

 

Tratamento

Na maioria das vezes, o tratamento é cirúrgico, onde se remove a parte intestinal afetada pelo tumor. Em algumas situações há necessidade de radio e quimioterapia, antes ou depois da cirurgia.

 

Legenda: O Dr Kaiser ressalta que a prevenção feita corretamente evita ocorrências de câncer intestinal.

 

 


Silvana Lucas

Assessora de Comunicação

(48) 99956-9184 e 3631-1661

 

 


 

Central de Atendimentos


(48) 3631-1500

Redes Sociais


       

Certificação


Reconhecimento de qualidade é conquistado com nova certificação

Central de Agendamento: (48) 3631-1515 Central de Atendimento: (48) 3631-1500 Endereço: Av. Marcolino Martins Cabral, 2075 - Tubarão - SC - CEP: 88705-001 - Brasil

DR. JAIME CESAR SOUZA - DIRETOR-TÉCNICO-MÉDICO - CRM-SC 1987

2019 © Clínica Pró-Vida. Todos os Direitos Reservados.