Pró-Vida Clínica Médica e Exames Complementares de Qualidade

Disque (48) 3631-1515 para agendar consultas e exames.
Clique para ver a lista de telefones

Você está aqui:

02.10.2019 Outubro Rosa: mamografia ou ultrassonografia?


 

Outubro Rosa iniciou, e com ele as atenções estão voltadas a prevenção do câncer de mama, tipo de câncer mais comum entre as mulheres no Brasil e no mundo. Doença que responde, atualmente, por cerca de 28% dos casos novos de câncer em mulheres. Na prevenção, a mamografia é o exame que se destaca dos demais, mesmo se houver medo da possibilidade de dor durante a realização, situação que não ocorre na maioria das vezes.

Diagnosticar o câncer precocemente aumenta significantemente as chances de cura, 95% dos casos identificados em estágio inicial têm possibilidade de cura. Por isso, a mamografia é imprescindível, sendo o principal método para o rastreamento da doença. Fazer somente ultrassonografia é uma opção individual e deve ser realizada somente com indicações médicas”, alerta o mastologista da Clínica Pró-Vida, Dr. Marcos de Souza Medeiros.

De acordo o especialista, a mamografia é a principal aliada no combate ao câncer de mama. Outros exames utilizados na detecção são a ultrassonografia mamária e a ressonância magnética das mamas.

A ultrassonografia de forma isolada é inferior a investigação realizada pela mamografia para o diagnóstico precoce do câncer de mama. Ela pode ser feita juntamente com a mamografia, conforme recomendação médica, mas nunca de forma isolada como rastreamento de câncer de mama”, indica o Dr. Marcos.

Segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), do Ministério da Saúde, a mamografia é uma radiografia das mamas feito por um equipamento de raios X chamado mamógrafo. Aparelho capaz de identificar alterações suspeitas de câncer, antes do surgimento dos sintomas, ou até mesmo, antes da pessoa sentir alterações palpáveis nas mamas. Mulheres com risco elevado de câncer de mama devem procurar o médico para avaliação do risco e definição da conduta a ser adotada.

 

Prevenção do câncer de mama

Conforme o INCA, cerca de 30% desses casos de câncer podem ser evitados com aplicação de hábitos saudáveis como:

- prática de atividade física;

- alimentação saudável;

- peso corporal equilibrado;

- evitar o consumo de bebidas alcoólicas;

- amamentar e

- evitar uso prolongado de hormônios sintéticos, principalmente em terapias de reposição hormonal.

 


 

Outubro Rosa

Anualmente no mês de outubro é realizada uma campanha mundial com a intenção de alertar a sociedade sobre o diagnóstico precoce do câncer de mama. Mobilização que pretende disseminar a prevenção e destacar a importância dos cuidados com a saúde.

 

 

Silvana Lucas

Assessoria de Comunicação

Jornalista SC1037JP

(48) 99956-9184 e 3631-1661

 

Central de Atendimentos


(48) 3631-1500

Redes Sociais


       

Certificação


Reconhecimento de qualidade é conquistado com nova certificação

Central de Agendamento: (48) 3631-1515 Central de Atendimento: (48) 3631-1500 Endereço: Av. Marcolino Martins Cabral, 2075 - Tubarão - SC - CEP: 88705-001 - Brasil

DR. JAIME CESAR SOUZA - DIRETOR-TÉCNICO-MÉDICO - CRM-SC 1987

2019 © Clínica Pró-Vida. Todos os Direitos Reservados.