Pró-Vida Clínica Médica e Exames Complementares de Qualidade

Disque (48) 3631-1515 para agendar consultas e exames.
Clique para ver a lista de telefones

Você está aqui:

05.05.2019 Obesidade em criança é preocupante


 

Nos últimos anos, tem se observado um aumento significativo na prevalência de obesidade infantil em todo o mundo. A Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que 41 milhões de crianças abaixo de cinco anos estejam acima do peso. Vários fatores são relacionados ao desenvolvimento

da obesidade. Entre os mais comuns estão os fatores genéticos (ambos os pais obesos elevam em 80% o risco de obesidade nos filhos), metabólicos (consumo de alimentos ricos em açúcares simples e gorduras), sedentarismo (aumento do tempo que as crianças destinam em frente às telas, como computadores, videogames e tabletes) ou a combinação desses fatores. Uma pequena parcela dos casos pode ser decorrente de alguma condição médica, como doenças hormonais ou uso contínuo de medicamentos a base de corticoides.

Para a endocrinologista pediátrica, Dra. Letícia Soares Boing, a importância da prevenção da obesidade infantil está em evitar a associação da mesma a outras doenças metabólicas como a dislipidemia, hipertensão, resistência insulínica e doenças cardiovasculares. Ainda, o excesso de peso tem impacto imediato na aparência e autoestima das crianças e adolescentes.

“Crianças obesas ou com sobrepeso estão expostas a estigmas de peso e podem ser vulneráveis a danos psicológicos, como depressão e ansiedade, além de episódios de bullying, isolamento e retraimento social”, alerta a Dra Letícia.

 

Tratamento

A Dra. Letícia alerta que o tratamento deve envolver toda a família na busca por hábitos de alimentação saudável e na prática de exercícios físicos. Tratamento da obesidade é complexo e multidisciplinar. Algumas dicas são importantes:

Estimular o aleitamento materno nas fases mais precoces da vida.

Dar preferência às frutas, legumes e vegetais.

Evitar sucos de caixinha e refrigerantes, pois são ricos em açúcares, corantes e conservantes.

Optar por alimentos preparados com farinha integrais, ricas em fibras.

Não “beliscar” entre as refeições.

Reduzir o tempo de tela a 2 horas ao dia (excluindo as horas destinadas a atividades escolares).

Praticar exercícios físicos regularmente, seja ele programado (caminhadas, corridas, aula de dança) ou não programado, como brincadeiras.

 

 

Silvana Lucas

Assessora de Comunicação

SC 01037 JP

Central de Atendimentos


(48) 3631-1500

Redes Sociais


       

Certificação


Reconhecimento de qualidade é conquistado com nova certificação

Central de Agendamento: (48) 3631-1515 Central de Atendimento: (48) 3631-1500 Endereço: Av. Marcolino Martins Cabral, 2075 - Tubarão - SC - CEP: 88705-001 - Brasil

DR. JAIME CESAR SOUZA - DIRETOR-TÉCNICO-MÉDICO - CRM-SC 1987

2019 © Clínica Pró-Vida. Todos os Direitos Reservados.