Pró-Vida Clínica Médica e Exames Complementares de Qualidade

Disque (48) 3631-1515 para agendar consultas e exames.
Clique para ver a lista de telefones

Você está aqui:

07.03.2016 Especial 8 de março, Dia Internacional da Mulher: prevenção é palavra de ordem


O câncer da mama é o que mais acomete as mulheres em todo o mundo. Fora os tumores da pele não-melanoma (80/ 10 mil no Sul), é o 2º na região Sul. No Brasil, por ano, são cerca de 13 mil vítimas e mais de 50 mil novos casos. Em seguida, vem o câncer de colo de útero (14 / 100 mil). Para prevenir o primeiro, a mamografia digital (a partir dos 35 anos) é essencial à prevenção e diagnóstico das microcalcificações, que dão início à doença. “Aquelas que tenham histórico de câncer de mama na família deve fazer a mamografia ainda mais cedo. Se, por exemplo, a mãe da paciente teve câncer de mama aos 35 anos, recomendamos que ela faça o exame dez anos antes da ocorrência da doença na mãe, ou seja, aos 25”, explica a ginecologista Graziela Gonçalves Porto. O exame, ao diagnosticar os tumores em fase inicial, favorece a cura em mais de 95% dos casos.

 “O câncer de colo de útero é causa de morte de milhares de mulheres no mundo todo. A doença, porém, é altamente prevenível e curável, se diagnosticada no início. Para prevenção e diagnóstico, o preventivo (papanicolau), realizado anualmente, é essencial. A realização anual do exame diminui em até 80% o risco de morte por câncer de colo de útero.

As vacinas contra o HPV, principal agente causador do câncer de colo de útero, são também recursos que ajudam a evitá-lo. A vacina é oferecida pela rede pública a meninas de nove a 14 anos de idade. Para as que estejam fora dessa faixa etária, a rede particular de saúde dispõe da vacina nas modalidades bivalente e quadrivalente (que protegem dos subtipos de HPV que causam o câncer de colo uterino). Mais informações podem ser obtidas na Central de Vacinas da Pró-Vida  (3631-1532).

Na menopausa, também é requerido o exame de tireoide, para perceber se a paciente pode fazer reposição hormonal. Cuidar de si, mais do que nunca, é essencial a toda mulher. Previna-se! Busque sempre a orientação de seu médico. 

 

 

Central de Atendimentos


(48) 3631-1500

Redes Sociais


       

Certificação


Reconhecimento de qualidade é conquistado com nova certificação

Central de Agendamento: (48) 3631-1515 Central de Atendimento: (48) 3631-1500 Endereço: Av. Marcolino Martins Cabral, 2075 - Tubarão - SC - CEP: 88705-001 - Brasil

DR. JAIME CESAR SOUZA - DIRETOR-TÉCNICO-MÉDICO - CRM-SC 1987

2018 © Clínica Pró-Vida. Todos os Direitos Reservados.