Pró-Vida Clínica Médica e Exames Complementares de Qualidade

Disque (48) 3631-1515 para agendar consultas e exames.
Clique para ver a lista de telefones

Você está aqui:

26.04.2019 Dia Nacional de Combate a Hipertensão Arterial


 

Com o objetivo de conscientizar as pessoas sobre a doença, que acomete cerca de 25% dos brasileiros adultos, o dia 26 de abril foi escolhido para conscientizar a população sobre prevenção e combate a hipertensão arterial. Diante de tantos questionamentos, o cardiologista da Pró-Vida, Dr. Bruno Medeiros dos Santos, esclarece alguns mitos e verdades que povoam o imaginário popular, quando se fala em hipertensão arterial.

 

-Retirar o sal da comida evita o aumento da pressão arterial?

MITO. Quem tem hipertensão tem que adotar uma dieta com pouco sal, isso ajuda no controle do tratamento da pressão, mas não é o único fator para controlar a doença. Lembrando que a Organização Mundial da Saúde a quantidade de sal recomendada é abaixo de 5 gramas (uma colher de chá) por dia.

 

- Fumar prejudica quem tem pressão alta?

VERDADE. O cigarro tem componentes estimulantes que pode fazer com que a pressão se eleve e altera a parede arterial também contribuindo para o fumando ser hipertenso. Por isso, a recomendação é de que fumantes com pressão alta parem imediatamente de fumar.

 

- Pessoas hipertensas devem evitar o consumo de bebidas alcoólicas?

VERDADE. A ingestão excessiva de álcool, além de ser calórica, aumenta a pressão arterial. O consumo de álcool para todos deve ser moderado e para o hipertensos o ideal é cortar o consumo para não prejudicar o tratamento.

 

- O estresse aumenta a pressão arterial?

VERDADE. O estresse tem relação direta com a hipertensão. Ele provoca elevação da pressão arterial, reduz a circulação do sangue nas coronárias, aumenta o consumo de oxigênio pelo músculo cardíaco e provoca instabilidade elétrica no coração, podendo ocasionar arritmias cardíacas e infarto.

 

- A apneia do sono pode levar à hipertensão arterial?

VERDADE. A apneia do sono é um problema no qual a pessoa apresenta interrupção ou diminuição da respiração durante a noite, ocasionando falta de ar. Ela pode ser também um fator de risco determinante para a hipertensão, mas se for tratada corretamente, a pressão pode ser controlada.

 

- A hipertensão tem cura?

MITO. A hipertensão presente em 90% dos casos, não pode ser curada. No entanto, pode e deve ser controlada. Nos casos de hipertensão secundária, sim essa tem cura, mas todas as ocorrências devem ser corretamente investigadas.

 

Foto: Dr. Bruno Medeiros dos Santos recomenda sempre investigar corretamente qualquer suspeita de alteração na pressão arterial

 

Central de Atendimentos


(48) 3631-1500

Redes Sociais


       

Certificação


Reconhecimento de qualidade é conquistado com nova certificação

Central de Agendamento: (48) 3631-1515 Central de Atendimento: (48) 3631-1500 Endereço: Av. Marcolino Martins Cabral, 2075 - Tubarão - SC - CEP: 88705-001 - Brasil

DR. JAIME CESAR SOUZA - DIRETOR-TÉCNICO-MÉDICO - CRM-SC 1987

2019 © Clínica Pró-Vida. Todos os Direitos Reservados.