Pró-Vida Clínica Médica e Exames Complementares de Qualidade

Disque (48) 3631-1515 para agendar consultas e exames.
Clique para ver a lista de telefones

Você está aqui:

07.05.2019 Dia Mundial da Asma


 

Um dos problemas respiratórias mais comuns é a asma. Doença que se caracteriza pela dificuldade de respirar, pelo chiado, aperto no peito e respiração curta e rápida.  Sintomas que geralmente pioram no período da noite, nas primeiras horas do dia ou em resposta a prática de atividades físicas, em locais alérgenos e nas mudanças climáticas.

“Ela não tem cura, mas com o correto tratamento os sintomas podem diminuir e até mesmo desaparecer ao longo do tempo. Sendo de fundamental importância fazer acompanhamento clínico, o que pode contribuir para uma vida normal aos portadores”, alerta o pneumologista Filipe Viana Corrêa.

Para o especialista são vários os fatores, como genéticos e ambientais,  que podem ocasionar ou alterar a asma. Exposições a poeira, baratas, ácaros, fungos e também a alterações do clima e infecções virais são alguns dos aspectos ambientais. Já os fatores genéticos costumam a ser próprios de cada pessoa, com destaque ao histórico familiar de asma ou rinite e até de obesidade, em que pessoas acima do peso tem tendência a desencadear processos inflamatórios, como a asma.

Dr. Filipe também destaca que a asma, em casos mais graves, pode levar a óbito. Circunstância que ocorre quando a pessoa está em crise intensa e não faz o tratamento adequado, ou quando além da asma severa, o paciente possui outras complicações de saúde, estando com o corpo ainda mais debilitado.

 

Tratamento

A função do tratamento é proporcionar melhor qualidade de vida da pessoa com asma, por meio de controle dos sintomas e pela melhora da função pulmonar. Os medicamentos são estabelecidos pelo médico, além da indicação de medidas educativas e de controle dos fatores responsáveis pelas crises asmáticas.

 

Importância da data

A   Global Initiative for Asthma (GINA) organiza o Dia Mundial da Asma, que acontece na primeira terça-feira do mês de maio, desde 1998. Tem como objetivo melhorar a prevenção da doença e o nível de conscientização da população. O tema para 2019 é "Pare a Asma" (Stop for Asthma, em inglês). A palavra stop é composta pelas letras iniciais de palavras-chave para o controle da asma:

Sintomas: a avaliar;

Testar:  a resposta obtida com a medicação e com o controle ambiental;

Observar:  e avaliar o paciente de forma contínua;

Proceder: o ajuste ao tratamento e às medidas de controle ambiental.

(fonte: Ministério da Saúde)

 

 

Legenda: Dr. Filipe alerta para os cuidados com a doença, que se não for tratada pode evoluir para maiores complicações 

 

 

Assessoria de Comunicação

Jornalista Silvana Lucas

SC 01037 JP - (48) 99956-9184

Central de Atendimentos


(48) 3631-1500

Redes Sociais


       

Certificação


Reconhecimento de qualidade é conquistado com nova certificação

Central de Agendamento: (48) 3631-1515 Central de Atendimento: (48) 3631-1500 Endereço: Av. Marcolino Martins Cabral, 2075 - Tubarão - SC - CEP: 88705-001 - Brasil

DR. JAIME CESAR SOUZA - DIRETOR-TÉCNICO-MÉDICO - CRM-SC 1987

2019 © Clínica Pró-Vida. Todos os Direitos Reservados.