Pró-Vida Clínica Médica e Exames Complementares de Qualidade

Disque (48) 3631-1515 para agendar consultas e exames.
Clique para ver a lista de telefones

Você está aqui:

25.07.2019 Clínica realizou gratuitamente testes rápidos para diagnósticos


 

No mês de julho o alerta do Ministério da Saúde é para o combate as hepatites virais. Para proporcionar a população acesso a exames que possibilitam detectar essa doença considerada silenciosa, a Pró-Vida, em Tubarão, ofereceu, no dia 22 de julho, das 13 às 16 horas, mais uma data para a realização gratuita de testes rápidos. A ação foi uma parceria da Clínica com a Fundação de Saúde do município.

Esses testes rápidos consistem na coleta de uma gota de sangue para a realização dos diagnósticos das hepatites B e C, Sífilis e também HIV (o vírus causador da aids). Após a captação, há o processo de aconselhamento, para facilitar a correta interpretação do resultado”, explica o hepatologista e gastroenterologista da Dr. Flávio Bianchini.

Para o comerciante Cláudio Antunes que participou da primeira data de testes rápidos da Pró-Vida, realizada no dia 15, fazer exames dessa importância em pouco tempo é uma grande oportunidade para dar atenção a saúde.

Fui aconselhado pela minha filha, que é estudante de medicina, a fazer essas análises e verificar como está o meu organismo. Então, parti primeiramente para a realização de exames e em seguida, cuidar da qualidade de vida. Oportunidade que indico a todos aproveitar”, ressalta Cláudio.

O Dr. Flávio reforça que a hepatite é uma inflamação no fígado e age de forma silenciosa, por isso nem sempre apresenta sintomas, porém os mais comuns são olhos e pele amarelados, cansaço, febre, mal-estar, tonturas, vômitos, dor abdominal, urina escura e fezes claras.

O importante é lembrar que todos os tipos de hepatite devem ser tratadas com indicações médicas. O diagnóstico pode ser realizado por testes rápidos que dão o resultado em uma hora ou também na realização de exames laboratoriais e que a vacina é importante forma de prevenção contra as hepatites dos tipos A e B”, explica o médico.

 

Testes rápidos

Conforme o Ministério da Saúde os testes rápidos são aqueles cuja execução, leitura e interpretação dos resultados são feitas em, no máximo, 30 minutos. Além disso, são de fácil execução e não necessitam de estrutura laboratorial.

 

Julho Amarelo

A Campanha Julho Amarelo faz referência ao 28 de julho, data escolhida pela Organização Mundial de Saúde para a celebrar o Dia Mundial de Luta contra as Hepatites Virais. Este ano, por meio da Lei 13.802, foi instituído julho como mês de referência à luta contra as hepatites virais, reforçando as iniciativas de vigilância, prevenção e controle.


 

Hepatites Virais

Hepatite A

Transmissão: fecal-oral por contato entre os indivíduos ou por meio de água e alimentos contaminados pelo vírus.

Prevenção: Lavar sempre as mãos, consumir água tratada e evitar contato com esgoto.

Hepatite B

Transmissão: Pode ser transmitida pelas relações sexuais e no contato com sangue de uma pessoa infectada.

Prevenção: Usar preservativo, não compartilhar objetos de uso pessoal, como escova de dente, material de manicure, entre outros.

Hepatite C

Transmissão: No compartilhamento de objetos pessoais e nas relações sexuais sem preservativos.

Prevenção: Usar preservativo e não compartilhar objetos que tenham entrado em contato com sangue.

Hepatite D

Transmissão: Nas relações sexuais, a mãe pode passar para o filho, durante a gestação (no parto ou na amamentação), no compartilhamento de objetos de uso pessoal ou no uso de drogas.

Prevenção: Usar preservativo e não compartilhar objetos de uso pessoal.

Hepatite E

Transmissão: fecal-oral por contato entre os indivíduos ou por meio de água e alimentos contaminados pelo vírus.

Prevenção: Lavar sempre as mãos, consumir água tratada e cozinhar devidamente os alimentos.

 

Legenda: Dr. Flávio Bianchini destaca que a prevenção é a melhor forma de se evitar as hepatites


 

Central de Atendimentos


(48) 3631-1500

Redes Sociais


       

Certificação


Reconhecimento de qualidade é conquistado com nova certificação

Central de Agendamento: (48) 3631-1515 Central de Atendimento: (48) 3631-1500 Endereço: Av. Marcolino Martins Cabral, 2075 - Tubarão - SC - CEP: 88705-001 - Brasil

DR. JAIME CESAR SOUZA - DIRETOR-TÉCNICO-MÉDICO - CRM-SC 1987

2019 © Clínica Pró-Vida. Todos os Direitos Reservados.