Pró-Vida Clínica Médica e Exames Complementares de Qualidade

Disque (48) 3631-1515 para agendar consultas e exames.
Clique para ver a lista de telefones

Paquimetria


A córnea é a membrana transparente através da qual visualizamos a íris que dá cor aos olhos, e a pupila.

Além de permitir a passagem da luz dos objetos no seu caminho até a retina, a córnea funciona como uma poderosa lente, focalizando as imagens.
A paquimetria corneal é um dos exames de que dispomos para avalia-la e consiste na medida da sua espessura.

Alguma indicações da Paquimetria:

  • Cirurgia Refrativa
  • Glaucoma
  • Ceratocone

Mudanças na espessura da córnea podem estar relacionadas a alterações da sua curvatura, com repercussão na qualidade de visão. Pacientes com ceratocone normalmente apresentam um afinamento corneal acompanhando o aumento da sua curvatura.

A paquimetria é realizada nos pacientes candidatos a cirurgia refrativa, para correção da miopia, astigmatismo e hipermetropia, e nos casos em que haja suspeita ou alteração já confirmada da córnea.

Uma indicação de paquimetria mais recente é nas pessoas portadoras de glaucoma.
O conhecimento da espessura da córnea nestes casos é importante na interpretação das medidas da pressão intra-ocular. Córneas finas podem subestimar a pressão intra-ocular, enquanto as córneas muito espessas pode hiperestimá-las.

A paquimetria também é útil no acompanhamento do edema (inchaço) de córnea (pós-cirúrgico, Distrofia de Fuch's, usuários de lentes de contato e outros) e de diversas doenças  que podem diminuir a espessura corneal (ceratocone, ectasias corneanas periféricas, etc.).

A medida da espessura da córnea pode ser feita utilizando-se o ultrassom (paquimetria ultrassônica) ou a luz (paquimetria óptica).

Os instrumentos mais precisos utilizam o ultrassom. Este método utiliza um feixe focalizado de ultrassom para medir a espessura da córnea. Pode ser realizado na área central (mais utilizado), paracentral ou na periferia da córnea, fornecendo medidas em micras. Em casos de afinamento corneal localizado, pode-se medir um ponto isolado.

Realização do exame:

  • A Paquimetria é um exame indolor, de rápida execução e não atrapalha a visão. Geralmente não necessita de acompanhantes. O paciente deve estar sem óculos ou lentes de contato caso faça uso.
  • Para a realização da paquimetria é necessária a instilação de uma gota de colírio anestésico.
  • O paciente deve fixar o olhar no ponto determinado pelo médico, para que, com uma sonda ultrassônica, sejam feitas as medidas da espessura corneal.

Central de Atendimentos


(48) 3631-1500

Redes Sociais


      

Certificação


Reconhecimento de qualidade é conquistado com nova certificação

Central de Agendamento: (48) 3631-1515 Central de Atendimento: (48) 3631-1500 Endereço: Av. Marcolino Martins Cabral, 2075 - Tubarão - SC - CEP: 88705-001 - Brasil

DR. JAIME CESAR SOUZA - DIRETOR-TÉCNICO-MÉDICO - CRM-SC 1987

2019 © Clínica Pró-Vida. Todos os Direitos Reservados.